10 Segredos para Cozinhar de Forma Saudável
Publicado por Guloso e Saudável
Aprenda a comer de forma saudável e com muito sabor!
Depois do post da semana passada “Não para os regimes! Sim para novos hábitos alimentares!“,
tinha a obrigação dar uma luz para os que cozinham (ou que querem
começar a cozinhar) e estão dispostos a ter novos hábitos na hora de
cozinhar.
Por isso, aí vão algumas dicas indispensáveis para quem quer ter uma cozinha saudável! (Tente segui-las sempre que for possível os 10 Segredos para Cozinhar de Forma Saudável!)
1. Use gorduras inteligentes
- Nem toda gordura é má. Opte pelas insaturadas (ex.: azeite de oliva), ao contrário das gorduras saturadas como a manteiga. Mas ainda assim o use com moderação, pois todas as gorduras são carregadas de calorias. Nós, do Guloso e Saudável, optamos também pelo uso do creme vegetal em nossas receitas, por ser zero de gorduras trans, rico em ômega 3 e 6, vitaminas A, E, D além de ser aprovado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
- Também pode querer ler: Tipos de Gordura e o Efeito sobre o Organismo.
- Receita da foto e link: Macarrão com Salmão, escolhi essa receita para ilustrar o tópico, pois ela é uma das várias receitas que uso o azeite. Além de ser uma combinação bastante saudável e leve de macarrão integral com salmão.
2. Opte pelos não refinados
- Sempre que for possível, escolha os grãos integrais ao invés de grão refinados. Grãos integrais como o arroz integral tem os seus farelos intactos de forma que tem mais fibra, vitamina B, magnésio, zinco e outros nutrientes.
- Também pode querer ler: Saiba a Diferença entre Cereais Integrais e Cereais Refinados.
- Receita da foto e link: Arroz integral ao creme de leite aqui está uma deliciosa sugestão de receita com o arroz integral.
3. Coma mais frutas e vegetais
- Siga aquela regra: quanto mais colorido o seu prato, mais variados tipos de vitaminas e minerais você estará absorvendo. E, consequentemente, mais benefícios eles trarão para sua saúde.
- Receita da foto e link: Salada no Abacaxi com Repolho Roxo como a dica diz você deve comer frutas e vegetais, e porque não os dois juntos? Aí está uma sugestão.
4. Selecione o tipo de carne
- Carne é uma rica fonte de proteínas, mas também é uma grande fonte de gorduras saturadas na dieta de muitas pessoas. Então, consuma moderadas porções de carnes magras, peixes e carnes de aves. Complete o resto do seu prato com vegetais e grãos.
- Receita da foto e link: Linguado com Tangerina e Gengibre, como adoro peixes, aí está uma dica minha de uma deliciosa receita com linguado.
5. Escolha laticínios com baixas gorduras
- Laticínios como, queijos e iogurtes são uma boa fonte de Cálcio. Substituindo o leite integral por outro com baixa gordura ou sem gordura é uma forma fácil de cortar a gordura saturada na sua dieta. Outra forma também é substituindo queijos mais gordos por queijos magros como a ricota caseira ou o queijo cottage caseiro.
- Receita da foto e link: Frozen Iogurte de Morango aí está uma deliciosa receita de frozen em que nela possui o link para você aprender a fazer Iogurte Natural caseiro.
6. Mantenha porções razoáveis
- Ainda que seja meio complicado de resistir a algumas tentações, é necessário ter a consciência que os exageros em alguns certos alimentos podem causar sérias consequências a sua saúde. Por isso, o melhor caminho é se controlar.
- Receita da foto e link: Sopa creme de Legumes, é uma ótima sopinha para esquentar nos dias mais frios!
7. Adoçando de forma cautelosa
- Açúcares de qualquer tipo, seja açúcar mascavo, mel, xarope de milho e etc. Todos adicionam quantidades significativas de açúcares no nosso organismo trazendo um ínfimo (mínimo) de valor nutritivo. Por isso, tente evitá-los sempre que for possível.
- Também pode querer ler: Reduzir o Açúcar faz bem à Saúde.
- Receita da foto e link: Mousse de Manga fácil com Iogurte aí está um exemplo de uma receita que não acrescentei açúcar, pois a manga estava muito docinha. Além de ter trocado o leite condensado por iogurte.
8. Atenção no Sódio
- Se você tem pressão alta ou não, é interessante sempre prestar atenção na quantidade de sal ingerida. Recomenda-se ingerir por dia 2,300 mg (aproximadamente uma colher de chá).
- Também pode querer ler: Sal na Alimentação: Incompreendido ou Inimigo para uma Vida Saudável.
- Receita da foto e link: Rolinhos de Berinjela com Ricota e Tomate Seco – aqui está uma receita muito saborosa e que, como de costume, eu diminui o sal ao máximo, aumentando nos outros temperos.
9. Vá pelo sabor
- Ouse na cozinha usando temperos como ervas frescas, pimentas, e outros condimentos que te agradam. Procure os que você mais se identifica e utilize-se deles para dar sabor a sua cozinha.
- Também pode querer ler: Dicas de como Deixar a sua Comida Mais Magra.
- Receita da foto e link: Tortilhas de Tapioca com Guacamole essa pode ser uma das receitas que mais ousei (ao misturar duas cozinhas distintas – a brasileira e mexicana) e que teve um resultado muito positivo.
10. Seja consciente e aproveite!
- Faça escolhas conscientes em relação aos alimentos que você ingere ao invés de preferir o que é mais conveniente. Também tenha certeza que é algo que você realmente aprecia. Quando você aprecia o que você está ingerindo, você se sente satisfeito mais facilmente.
- Receita da foto e link: Salada de Bacalhau com Grão-de-bico essa é uma leve e nutritiva receita que ainda engloba alguns dos pontos do artigo, por ela merece encerrar o artigo.
