sexta-feira, 26 de setembro de 2014

10 Segredos para Cozinhar de Forma Saudável

10 Segredos para Cozinhar de Forma Saudável

Publicado por Guloso e Saudável

Aprenda a comer de forma saudável e com muito sabor!

Depois do post da semana passada “Não para os regimes! Sim para novos hábitos alimentares!“, tinha a obrigação dar uma luz para os que cozinham (ou que querem começar a cozinhar) e estão dispostos a ter novos hábitos na hora de cozinhar.
Por isso, aí vão algumas dicas indispensáveis para quem quer ter uma cozinha saudável! (Tente segui-las sempre que for possível os 10 Segredos para Cozinhar de Forma Saudável!)
1. Use gorduras inteligentes
  • Nem toda gordura é má. Opte pelas insaturadas (ex.: azeite de oliva), ao contrário das gorduras saturadas como a manteiga. Mas ainda assim o use com moderação, pois todas as gorduras são carregadas de calorias. Nós, do Guloso e Saudável, optamos também pelo uso do creme vegetal em nossas receitas, por ser zero de gorduras trans, rico em ômega 3 e 6, vitaminas A, E, D além de ser aprovado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
  • Também pode querer ler: Tipos de Gordura e o Efeito sobre o Organismo.
  • Receita da foto e link: Macarrão com Salmão, escolhi essa receita para ilustrar o tópico, pois ela é uma das várias receitas que uso o azeite. Além de ser uma combinação bastante saudável e leve de macarrão integral com salmão.
2. Opte pelos não refinados
3. Coma mais frutas e vegetais
  • Siga aquela regra: quanto mais colorido o seu prato, mais variados tipos de vitaminas e minerais você estará absorvendo. E, consequentemente, mais benefícios eles trarão para sua saúde.
  • Receita da foto e link: Salada no Abacaxi com Repolho Roxo como a dica diz você deve comer frutas e vegetais, e porque não os dois juntos? Aí está uma sugestão.
4. Selecione o tipo de carne
  • Carne é uma rica fonte de proteínas, mas também é uma grande fonte de gorduras saturadas na dieta de muitas pessoas. Então, consuma moderadas porções de carnes magras, peixes e carnes de aves. Complete o resto do seu prato com vegetais e grãos.
  • Receita da foto e link: Linguado com Tangerina e Gengibre, como adoro peixes, aí está uma dica minha de uma deliciosa receita com linguado.
5. Escolha laticínios com baixas gorduras
  • Laticínios como, queijos e iogurtes são uma boa fonte de Cálcio. Substituindo o leite integral por outro com baixa gordura ou sem gordura é uma forma fácil de cortar a gordura saturada na sua dieta. Outra forma também é substituindo queijos mais gordos por queijos magros como a ricota caseira ou o queijo cottage caseiro.
  • Receita da foto e link: Frozen Iogurte de Morango aí está uma deliciosa receita de frozen em que nela possui o link para você aprender a fazer Iogurte Natural caseiro.
6. Mantenha porções razoáveis
  • Ainda que seja meio complicado de resistir a algumas tentações, é necessário ter a consciência que os exageros em alguns certos alimentos podem causar sérias consequências a sua saúde. Por isso, o melhor caminho é se controlar.
  • Receita da foto e link: Sopa creme de Legumes, é uma ótima sopinha para esquentar nos dias mais frios!
7. Adoçando de forma cautelosa
  • Açúcares de qualquer tipo, seja açúcar mascavo, mel, xarope de milho e etc. Todos adicionam quantidades significativas de açúcares no nosso organismo trazendo um ínfimo (mínimo) de valor nutritivo. Por isso, tente evitá-los sempre que for possível.
  • Também pode querer ler: Reduzir o Açúcar faz bem à Saúde.
  • Receita da foto e link: Mousse de Manga fácil com Iogurte aí está um exemplo de uma receita que não acrescentei açúcar, pois a manga estava muito docinha. Além de ter trocado o leite condensado por iogurte.
8. Atenção no Sódio
9. Vá pelo sabor
  • Ouse na cozinha usando temperos como ervas frescas, pimentas, e outros condimentos que te agradam. Procure os que você mais se identifica e utilize-se deles para dar sabor a sua cozinha.
  • Também pode querer ler: Dicas de como Deixar a sua Comida Mais Magra.
  • Receita da foto e link: Tortilhas de Tapioca com Guacamole essa pode ser uma das receitas que mais ousei (ao misturar duas cozinhas distintas – a brasileira e mexicana) e que teve um resultado muito positivo.
10. Seja consciente e aproveite!
  • Faça escolhas conscientes em relação aos alimentos que você ingere ao invés de preferir o que é mais conveniente. Também tenha certeza que é algo que você realmente aprecia. Quando você aprecia o que você está ingerindo, você se sente satisfeito mais facilmente.
  • Receita da foto e link: Salada de Bacalhau com Grão-de-bico essa é uma leve e nutritiva receita que ainda engloba alguns dos pontos do artigo, por ela merece encerrar o artigo.

11 comentários:

  1. Adorei o post e as comidas rsr Bjs

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, já fiz várias receitas desse blog!! E é uma melhor que a outra, gostei das opções
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que que isso???? Quanta delícia. Meu prato preferido de suas imagens foi a tapioca com guacamole :P È TOP!!!
    Beijocas <3
    www.emnovoestilo.blogspot.com.br/2014/09/moda-fitness.html

    ResponderExcluir
  4. Queeee isso? quanta delícia me deixou com água na boca rsrs
    adoreeeeeei esse post!
    Beijocas
    Jeeh

    ResponderExcluir
  5. Hum .. deu fomeee .. quase hora do almoço .. deliciaaa!
    Aqui em casa estamos fazendo assim ..tudo integral, pouca gorduras e muitas frutas e legumes .. esse é o caminho ... bjsss amigaaa e bom fim de semana!

    Roberta Aquino
    Tal Mãe, Tal Filha Blog

    ResponderExcluir
  6. Hmm que delicia essas receitas acho que vou fazer algumas.

    Universo Feminino

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas e vou fazer o iogurte e a mousse, bjss

    ResponderExcluir
  8. Hum olhando a sua postagem me deu uma fominha!
    Realmente temos que cozinhar e termos hábitos saudaveis, é muito importante
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Delícia, aqui em casa preferimos coisas saudáveis, guloseimas só no fim de semana.

    ResponderExcluir
  10. Gente cada receita deliciosa jesuis adorei o frozen a a salada no abacaxi tudo anotado. beijos lindona

    ResponderExcluir
  11. que bom vir aqui e ver essas dicas boas!
    vou salvar nos favoritos pra ver depois com calma!
    Obrigada por todo carinho Patricia!
    Vou ser bem sincera, alias vc me acompanha no face, não fico sem doce...hehe Mas consegui fazer o propósito de nunca mais comer chocolate, já é um começo né hehehe bjsss

    ResponderExcluir